terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Professores em Laranjeiras do Sul fazem grande mobilização na nova sede do NRE

Mobilização contra o fechamento de turma no Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul já dura mais de uma semana e se intensifica nos últimos dois dias. Mesmo assim a chefe do NRE, Eliza Gemelli da Silva  não atendeu a categoria em nenhum momento, seus representantes informaram que a mesma tinha  compromissos na capital

Desde ontem, segunda-feira dia 15 de dezembro, aproximadamente 500 professores, diretores, estudantes, acadêmicos do curso de Educação do Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, professores da UFFS, diretoria da APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Laranjeiras do Sul, representantes da APP de Cascavel, da APP Estadual, companheiras do Coletivo de Mulheres da Via Campesina e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, estiveram em mobilização no Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, o objetivo de toda essa mobilização era pela reabertura das 65 turmas da rede estadual de ensino fechadas em toda a região. Com mais essa medida tomada pelo governo do Estado, além do desemprego de mais de 130 professores que ficarão sem aulas em 2015, isso certamente acarretará a precarização do ensino, a superlotação das salas de aulas, o abandono escolar e outros efeitos negativos para a educação pública.
Logo após reeleição do governador Beto Richa no Paraná, o Palácio Iguaçu tem instituído uma série de medidas neoliberais, na concepção de Estado Mínimo e dentro dessa “caixa de maldades” estava a reintegração de posse no oeste do Estado, a suspensão da eleição dos diretores de escolas da rede estadual, a violência contra professores na Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP, a campanha de desfiliação à APP-Sindicato, o aumento de 40% no IPVA  e outros impostos, o aumento do pedágio, a cobrança previdenciária dos aposentados e também o fechamento da centenas de turmas, entre outras medidas.
Diante desse quadro negativo de fechamento de turmas, já fazem mais de uma semana que educadores, educandos e comunidade escolar, de várias instituições e localidades têm feito mobilizações em frente ao NRE de Laranjeiras e em outras cidades, buscando a reabertura imediata dessas turmas, no entanto, mesmo com a insistência e a comprovação da viabilidade e necessidades das mesmas, estes atos não foram suficientes para rever a posição do governo.
A partir  desses fatos, os professores se articularam para um ato maior, de caráter regional e marcaram uma Audiência Pública no NRE nessa segunda-feira, dia 15/12, para tratar da questão. Mais uma vez a chefe do NRE Eliza Gemelli da Silva não se fez presente, e a audiência não foi possível de se fazer. Como combinado, os educadores não se retiram do local até que fosse dada a merecida atenção para a questão e decidiram ocupar o NRE e assim permaneceram até esta terça-feira. Vale lembrar que ainda no final da tarde de segunda-feira foi negociado, e um grupo de 20 educadores pernoitaram no interior do Núcleo e outros acamparam no lado externo.  Em vários momentos, algumas reuniões com a equipe do NRE e até mesmo com o delegado foi necessário fazer para garantir o entendimento e o caráter da mobilização.

Esse tensionamento em Laranjeiras, foi vitorioso, pois a partir deles, seus reflexos se estenderam por todo o Estado, abrindo o diálogo com o primeiro escalão do governo sobre o tema. Nessa quarta-feira, uma revisão das turmas fechadas deverá ser divulgada pela Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR, enquanto isso, os educadores continuam mobilizados, articulados na certeza de que a luta não se encerra aqui. Uma Comissão de educadores da região, estará indo até o NRE neste quarta-feira, dia 17, as 13 horas, para verificar quais as demandas que foram atendidas, e caso o atendimento para reabertura seja considerado como insuficiente, um grande ato está marcado para acontecer na quinta-feira em Laranjeiras do Sul, com a participação de vários movimentos sociais e instituições de toda a região.




fonte: https://applaranjeiras.wordpress.com/2014/12/16/professores-em-laranjeiras-do-sul-fazem-grande-mobilizacao-na-nova-sede-no-nre/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário