quarta-feira, 6 de novembro de 2013

JovemZine

JOVEMZINE

O fanzine é uma mini-revista que tem a intenção de divulgar situações cotidianas e chamar a atenção para uma temática considerada relevante ao coletivo e de interesse dos estudantes. É produzido mensalmente por duas ou mais turmas, existe um cronograma no mural da escola que se refere a cada mês quando uma ou mais turmas assumem o compromisso de produzir essa mini revista com objetivo de informar os estudantes. Então, é necessário perceber que é um trabalho contínuo e coletivo, que perpassa a sala de aula, discute aspectos de acompanhamento, divisão de tarefas, auto-organização e autonomia na gestão dos meios de comunicação da escola. Neste ponto, o conhecimento exerce uma função central de ser uma ferramenta para discussão concreta dos desafios que estão sendo postos para continuidade dessa prática. Toda a organização dos estudantes no Grêmio Estudantil, no Núcleo Dirigente dos Estudantes e no Coletivo de Comunicação, demonstra que a auto-organização é um elemento forte que dá respaldo para a realização das demais atividades que existem no colégio.
Segundo, a educanda do colégio Juliana Mello (2013) "o fanzine é coordenado por estudantes do Núcleo de Dirigentes dos Estudantes e acompanhado por um estudante da Licenciatura em Educação do Campo. É construído mensalmente com duas ou três turmas. Os estudantes do NDE vão até as turmas e lá socializam qual a proposta da atividade. Todo o processo do Fanzine busca os princípios da auto-organização e da liberdade de expressão dos estudantes. O NDE tem o papel de dar o direcionamento para a atividade, para que possua uma intencionalidade correspondente aos nossos objetivos. O jornal hoje indo para a sua 3 edição, é produzido pelo Coletivo de Comunicação da Escola, e por turmas que o assumem como trabalho de sala de aula. É acompanhado por uma pessoa responsável pela comunicação na região. A pauta é discutida coletivamente, a divisão das matérias também. As matérias são escritas e entregues a coordenação do jornal composta por estudantes do NDE, que são responsáveis por acompanhar todo processo de construção. Possui uma coordenação de estudantes do NDE e o acompanhamento de uma estudante da Ledoc, que são responsáveis por pensar em estratégias para que este possua uma intencionalidade ligados aos nossos objetivos". 
O fanzine não se configura como uma alternativa mercadológica. Pelo seu caráter amador, o fanzine estaria mais para uma cultura independente, livre das amarras do mercado, da imposição das grandes tiragens, da linguagem consensual para um público Genérico. O fanzine é um veículo de comunicação dirigida, que tem as dimensões do universo de seu público. Como na maioria das vezes os fanzines se identificam nas especificidades, é comum lidar-se com públicos reduzidos da mesma forma que proliferam indefinidamente os títulos e abordagens dessas publicações.
Dessa forma, gostaríamos de apresentar alguns fanzines elaborados pelas turmas do Colégio Iraci Salete Strozak que segue logo abaixo:

Estudantes das Turmas 9B e 9C

Adicionar legenda

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário