terça-feira, 28 de outubro de 2014

Nota Pública do MST: Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio

A imprensa regional veicula informações de que haverá um despejo da ocupação da Araupel  neste dia 29 de outubro. Além da radio municipal FM de Quedas do Iguaçu, o jornal correio do povo do PR lançam nota e há informações desde o a secretaria de segurança do governo do estado que a ação pode ser realizada. Segue nota do MST. E em seguida o que a imprensa regional divulgou.

 NOTA PÚBLICA DO MST
28 de outubro de 2014

O MST vem a público esclarecer que, diante das informações veiculadas por alguns meios de comunicação da cidade de Quedas do Iguaçu, afirmando que a partir do dia 29 de outubro o governador reeleito, Beto Richa (PSDB), já havia assinado a ordem de despejo do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, diante desses fatos tomou-se os seguintes encaminhamentos:
1.                As famílias assentadas e acampadas decidiram reforçar a vigilância próxima ao acampamento, tendo em vista garantir a segurança das famílias.
2.                Acreditamos que o acordo selado entre o INCRA, Secretaria de Segurança Pública do Paraná e o MST será cumprido, visto que, este acordo garante que as famílias permanecerão na área até o levantamento da cadeia dominial da mesma, que se diz da Araupel. Neste acordo a empresa pode trabalhar normalmente e retirar a madeira que possui.
3.               O MST e as famílias acampadas acreditam que o INCRA, o governo do estado e demais órgãos responsáveis resolverão a questão sem conflitos, com base no diálogo, garantindo que todas as famílias possam ser assentadas.
Por fim, a reforma agrária é uma questão social e não deve ser tratada como caso de polícia.

Direção Estadual do MST, Rio Bonito do Iguaçu.
 Jornal Correio Do Povo

Clima volta a ficar tenso em área da Araupel ocupada por sem-terra

Poucas horas após a definição do pleito eleitoral no país, trabalhadores rurais sem-terra, ligados ao Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que ocupam área de terra dentro da fazenda Araupel, em Rio Bonito do Iguaçu, fizeram uma nova mobilização obrigando a polícia militar do batalhão de choque do 6º BPM de Cascavel a recuar, fechando dois acampamentos de policiamento ostensivo provisório que haviam numa região denominada de “Projeto Quatorze”, ficando somente com uma barreira na ponte próxima ao rio das Cobras, na divisa entre Quedas do Iguaçu e Rio Bonito. Segundo informações extraoficiais, um reforço de policiamento estaria sendo deslocado para região. Confira matéria completa na edição desta quarta-feira. Foto divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário