quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MOSTRA DE ARTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK E ESCOLA MUNICIPAL HEBERT DE SOUZA

Por: Jaqueline Boeno D'Avila

Esse ano o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), comemorou 30 anos de história e luta. Para expressar o significado da sua histórica luta aconteceram em diversas escolas do país intervenções artísticas em celebração aos 30 anos de sua trajetória nas áreas de Reforma Agrária, como acampamentos e assentamentos.
            Como as nossas escolas do Assentamento Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu fazem parte da luta pela terra, realizamos a nossa 1° Mostra de Artes, ontem dia 12 de Novembro, pensada e organizada pelo Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Municipal Herbert de Souza. Um momento organizativo de toda a comunidade escolar, com o envolvimento ativo de estudantes, educadores, funcionários, direção das escolas e pais.
            A mostra de artes teve como intencionalidade a vivência da arte e comemoração dos 30 anos de existência e luta do Movimento Sem Terra. Com diversas apresentações artísticas como: teatro, dança e música embalou o nosso dia o retrato da nossa luta diária por permanência nos assentamentos da região. Na mostra foram expostos os trabalhos feitos em sala pelos estudantes em relação aos conteúdos trabalhados pelos educadores, porque a nossa prática pedagógica é baseada na relação do conhecimento com a vida.
Em diversos momentos as apresentações culturais representavam a história do MST e a cultura camponesa dos nossos trabalhadores rurais. Também foi um momento de troca de experiências e realização de oficinas feitas pelos estudantes do Curso de Formação de Docentes, conhecido como Magistério com as crianças da educação infantil da Escola Herbert de Souza e as escolas visitantes.

            Outras escolas do campo também se fizeram presente e trouxeram as suas apresentações culturais como o Colégio Estadual do Cavaco (Cantagalo), Colégio Estadual do Campo Pio-X (São Jorge do Oeste), Colégio Sebastiana Silverio Caldas e Izaltino Rodrigues Bastos (Pinhão), Colégio Estadual Sebastião Estevam da Costa e Escola Municipal Paulo Freire (Rio Bonito do Iguaçu, além da Casa Familiar Rural do município.




Crédito das fotos: Rudison Luiz Ladislau

Nenhum comentário:

Postar um comentário